top of page

Resenha - Mindset - Minha Biblioteca


Carol Dweck, renomada psicóloga da Universidade de Stanford, passou décadas de sua vida estudando como as pessoas pensam e como podemos atingir o sucesso. Você acredita que o sucesso depende apenas de habilidades inatas? Você pensa que uma pessoa de sucesso nasceu com talento para ter sucesso? Você acredita que, inevitavelmente, você nasceu com um nível de inteligência fixo e nada pode ser feito para que você consiga evoluir? Se você acredita que o sucesso é para poucos geneticamente privilegiados, continue acompanhando o resumo do livro Mindset porque você mudará completamente a sua perspectiva e, por consequência, a sua vida.



Autora: Carol Dweck

Editora: Objetiva

Páginas: 310


✰✰✰✰✰


Esse livro é incrivelmente necessário para todos! O fato dele dialogar sobre algo tão comum nos livros de autoajuda que vemos por aí, “a psicologia do sucesso”, pode desmotivar certas pessoas, mas já adianto que se você sai daqui e não for atrás desse livro, estará perdendo ensinamentos que mudaram o seu mindset, literalmente falando.

O livro é denso, ou seja, ele tem uma carga de informações que se você não for acostumado a ler, ficará complicado terminá-lo entendendo todos os pontos que ele te trás. Eu recomendo que se você não for chegado a ler que vá com calma, mas que não desista da leitura, leia 30 páginas por dia ou faça o seu próprio método, apenas não deixe de saber tudo que a autora quer te contar.

Mas por que ele é denso? Simples, a cada novo parágrafo, praticamente, a autora te trás um livro que ela leu e cita-o, um experimento que foi feito, e-mails de alunos antigos e muitooooo mais. Ela recheia o livro de fatos e experiências dela e de terceiros, fazendo tudo ser mais lógico e cientificamente comprovado.

Não são frases motivacionais, não é rotina diferenciada, é apenas um estudo de anos da autora, logo, ela pode comprovar tudo que ela está falando e isso foi o diferencial para mim. Os fatos, simples e claros, para o entendimento de todos, fizeram esse ser um dos melhores livros que eu já li. Aliás, um livro que eu não tive dó de marcar tudo que eu achei interessante, porque eu queria gravar aquilo e reler várias e várias vezes, de tão importante que eu sei que ele é e será.


“ A menina prodígio tinha medo de tentar”

Tudo se inícia com a resposta dos estudos que ela obteve ao começar uma pesquisa, ela ( e sua equipe) descobriram que existem dois mindsets: o de crescimento e o fixo. O fixo, como o nome já sugere, vem de uma pessoa que tem a mentalidade muito estagnada, com problemas para tentar algo novo, sempre recusando desafios e se mantendo na sua zona de conforto, além de achar que ou ele tem talento para certa atividade ou não, independente de treino, porque o importante é ele ter o talento já nele, o transformando no melhor, sem esforço algum. Uma pessoa de mindset fixo quer sempre se provar diante de outros, se sente superior aos demais ao conseguir fazer algo que a maioria não obtém sucesso, porém se ela não for boa em determinada atividade, significa que ela é uma fracassada. Já o de crescimento é o oposto, acredita que o esforço nós faz crescer e os erros são essenciais para esse amadurecimento. Aqui o importante é aprender, não querer ser melhor do que outros, e sim ajudar outros a crescerem também. Não recusa desafios, os mantém para cada vez mais se superar, saindo sempre da zona de conforto e se permitindo errar.

Isso é apenas um resumo feito por mim, do que são esses dois mindsets, ou seja, muito pouco perto do quanto ela detalha. Durante todo o livro, ela te explica mais um bilhão de vezes o que são eles, os colocando em exemplos da vida real como nos esportes, na sala de aula, em convivência com outras pessoas e etc.

Talvez você pense que se encaixa nos dois tipos de mindsets, pegando pontos de um e pontos do outros, e não se assuste porque isso também pode acontecer. Às vezes somos de mindset fixo para uma determinada coisa, mas somos de mindset de crescimento para outra, é super comum e a divisão foi feito puramente para ser mais didático. Mas você pode ser tanto de um mindset quanto de outro, quanto os dois juntos.



“O fracasso se transformou, passando de um fato ( eu fracassei) a uma identidade ( eu sou um fracassado). Isso é especialmente verdadeiro no mindset fixo”


Ela também explica sobre os tipos de elogios e como eles influenciam as pessoas. Elogios concretos do tipo “ Você é inteligente”, muitas vezes não estimula as pessoas. Muitos pensam em se manter nesse elogio, recusando desafios por medo de fracassar e não ser considerado mais tão inteligente. No livro também, constantemente, vemos exemplos de pessoas de sucesso que chegaram lá com esforço e permaneceram, porque essa também é uma discussão feita no livro: Você chegou ao sucesso, como se manter nele? Certamente não é gritando vitória e pensando que já saber de tudo.

O livro se expande e refletimos sobre caráter e eis o diz: “ Eram pessoas que se esforçaram, que aprenderam a manter a concentração sob pressão, e que, quando necessário, foram além de sua capacidade normal”. Pessoas com caráter são definidas como pessoas que sabem ter jogo de cintura, colocando no vocabulário mais popular, pessoas que mesmo nas dificuldades tentam levantar, agem mesmo que estejam no seu pior pesadelo. Mas esse livro não floreia nada, fazer esforço vai te recompensar, mas talvez não seja suficiente: “ fiz o melhor que podia e isso não foi suficiente” esse tipo de situação que talvez seja o pior. Você se esforça tanto por aquele objetivo, mas não consegue chegar nele. E isso é discutido pela autora com vários exemplos de profissionais que passaram anos se dedicando a algo e mesmo assim não conseguiam a vitória esperada, a questão é: nenhum dos exemplos de mindset de crescimento desistiu, eles mudaram as estratégias, admitiram a derrota, porém jamais se deixaram cair.

Depois disso passamos para o cenários mais específicos, como nos esportes, na escola, nos negócios, no relacionamento pai e filho e nos relacionamentos amorosos. Não posso detalhar todos, mas um em especifico mexeu bastante comigo: o da escola. Foi uma surpresa para mim ao saber que existem crianças por aí, com 6 anos ou menos, que sabem ler clássicos ingleses, física e vários outros assuntos avançados e gostam disso. Simplesmente porque a metodologia colocada em prática foi o ensino, e com uma orientação certa, isso se tornou possível. Eu saí desse capítulo me sentindo tombada.

Não só desse capítulo, como de todos, é um livro que te faz pensar e acredito que você deve sempre colocar os exemplos que ela te mostra para a sua realidade, imaginando você ali. Isso melhorou muito o meu aprendizado com tanta informação para digerir. Eu acho que já deu para notar que eu me apaixonei pela obra e realmente vai ser um livro que eu sempre vou está lendo para melhorar tudo que eu não gosto e acho de mindset fixo em mim.

Se você gostou desse pequeno detalhadamente sobre o livro, recomendo fortemente que vá em frente em o adquirir, pois ele fala muito mais do que eu citei aqui. São 310 páginas de ensinamentos que mudaram você, isso eu não tenho dúvidas.

Isso não significa que seja impossível “ viver felizes para sempre”, mas provavelmente que “se esforçaram felizes para sempre”




14 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page