top of page

Resenha - A mão e a luva - Minha Biblioteca






 O livro gira em torno de um namoro dentro dos mais rigorosos esquemas burgueses. Guiomar, a heroína, tem a sua volta três pretendentes - Estevão, sentimental, Jorge, calculista, Luís Alves, ambicioso. A estes três junta-se a baronesa, sob cuja proteção encontra-se a órfã Guiomar e a inglesa Mrs. Oswald, dama de companhia.






Autor: Machado de Assis

Páginas: 160


✰✰✰✰✰

OBS: CONTÉM SPOILER


Recentemente li A mão e a luva para um trabalho escolar, ou seja, forçadamente. Como já tinha experiência com os livros mais famosos do autor ( Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas) não esperava gostar tanto desse.

Devo dizer que isso se deve a personagem Guiomar, a garota disputada da história, ela não se abala pelas investidas dos outros e tem suas próprias opiniões e interesses. Estevão sofre exatamente por essas características que citei, Guiomar não dá chance para ele e o mesmo passa a história inteira chorando e sonhando, até vi comentarios antes de ler o livro sobre quererem que ela no final ficasse com ele e não entendo o porquê. Estevão é um completo chato com lágrimas, não tem atitude e pouco pensa em si mesmo, a única coisa que ronda a sua cabeça é Guiomar. Tudo isso o torna o pior pretendente.


" — Dou-lhe um conselho, disse Guiomar depois de alguns segundos de pausa, seja homem, vença-se a si próprio; seu grande defeito é ter ficado com a alma criança "


Temos também na “”luta”” Jorge, esse não fala muito e age pelas costas, segue os conselhos da Mrs.Oswald e não liga para os sentimentos de Guiomar. Ele pensa nele e somente nele. Um personagem que não teve tanto espaço e só fez merda, é o que lhe define.

E por último e o mais importante: Luis Alves, ele diferente dos outros, não mostra nenhum interesse de primeira. Se mantém cuidando da sua própria vida e quando decidir tentar algo, é direto e claro. Não enrola, ver o lado da mocinha e dá espaço. Ele luta pelas suas ambições e não depende de ninguém para alcançá-las.


“ — O amor é uma carta, mais ou menos longa, escrita em papel velino, corte-dourado, muito cheiroso e catita; carta de parabéns quando se lê, carta de pêsames quando se acabou de ler. Tu que chegaste ao fim, põe a epístola no fundo da gaveta, e não te lembres de ir ver se ela tem um post-scriptum”


Após essa descrição do enredo, fica bem claro com quem Guiomar vai ficar e eu amei muitoooooo essa decisão. Enfim, deixo de lado as burrices do Jorge e companhia para focar nos finalmente e ressaltar que eu gostei da história e ela me entreteu bastante. Para quem quer começar a ler Machado de Assis, esse é um ótimo começo, pois os capítulos são pequenos e simples, a personagem principal é decidida e confiante e o casal é combina bastante.



Comments


bottom of page